top of page

Driblando a Crise: O milagre dos "atacarejos"

Em meio à atual Crise, responsável por grande aumento na inflação no país, os brasileiros têm reduzido fortemente seus gastos para manter sua estabilidade econômica. Contudo, apesar do crescente índice de desemprego e dos juros altos, há ainda um pequeno oásis de opções para driblar este período conturbado e transformá-lo em oportunidade de crescimento.


Uma das opções dos consumidores, atualmente, tem sido o que vem sendo conhecido por "atacarejo", um supermercado que atende tanto o setor de atacado quanto o de varejo. Esse gênero de estabelecimento comercial tem conquistado grande parte do público consumidor, desde o ano de 2011, por reduzir os custos com compras em cerca de 15%.


O "milagre" dos atacarejos é que, por tratar-se de estabelecimentos que vendem tanto unidades soltas quanto pacotes fechados com várias unidades, os descontos unitários pela aquisição de mais unidades ficam sempre evidentes. Com isso, acaba-se comprando mais com o intuito de gastar menos - parece contraditório, não? Mas a grande vantagem do ramo é que todos saem ganhando: o consumidor adquire produtos com desconto e o estabelecimento vende muito mais.


O setor estima um crescimento de até 35% até o fim de 2015, remando contra a maré da retração financeira pela qual o país passa atualmente. Segundo um levantamento feito pela Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) em parceira com a TNS Brasil, líder global em pesquisa de mercado, indicou que a maior parte dos consumidores – 84% – afirmou que pretende mudar o padrão de consumo para economizar mais em 2015.


Mas o que isso tem a ver com sua empresa? Tudo! Os atacarejos deixam uma importante lição a todos os setores da economia: com a Crise - e principalmente com o medo gerado por ela -, a vontade de economizar é intensa o suficiente para mudar amplamente o cenário econômico atual, abrindo espaço para novos empreendimentos e permitindo que negócios pequenos tornem-se grandes.


A principal ideia a ser seguida é a criação de pacotes promocionais e descontos das mais variadas formas possíveis, atitudes estas que atrairão consumidores e prometem fidelizar aqueles que já adquirem produtos do seu negócio ou contratam seus serviços. Se você conserta computadores, ofereça um desconto de 50% em um conserto a cada "x" serviços realizados; se possui uma loja de sapatos, introduza descontos na compra de múltiplos pares ou um cartão fidelidade. As opções são infinitas, basta aproveitá-las!

Posts  
 Recentes 
bottom of page